sábado, 13 de abril de 2013

Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

ANO LETIVO 2013


I.              IDENTIFICAÇÃO

Curso: Enfermagem

Disciplina: Saúde Mental na Enfermagem
Turma:                           Semestral [  ]                                 Anual  [ x ]
Números de alunos:  alunos
Carga Horária Total:  120 horas                    CH teórica: 80 horas     CH prática: 40 horas
Professor Responsável: Thyara Maia Brandão
Professores da disciplina:Thyara Maia Brandão

II. EMENTA
   Disciplina teórico-prática que abordará a assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental através da Politica Nacional de Atenção à Saúde Mental, e, seus dispositivos de atenção baseados na reforma psiquiátrica.
III OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Gerais:
ü  Conhecer a Política Nacional de atenção à Saúde Mental, seus dispositivos de atenção ao portador de transtornos psíquicos bem como as alterações e principais transtornos mentais com seus respectivos cuidados de Enfermagem.
Específicos:
ü  Conhecer a evolução da assistência ao portador de transtorno mental e os processos de reforma psiquiátrica;
ü  Conhecer a legislação e serviços de atenção à saúde mental existentes no país;
ü  Conhecer as principais alterações psíquicas e transtornos mentais com respectivos cuidados de enfermagem;
ü  Realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente e à família do paciente com transtorno mental.

Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
ü  Reconhecer o cenário do SUS de atenção à Saúde Mental, realizar a promoção à Saúde, prevenção e recuperação de agravos nessa área. Estabelecer a Sistematização da Assistência de Enfermagem, ao indivíduo, sua família e comunidade.
IV. METODOLOGIA DE ENSINO
Estratégias
[ x] Aula expositivas
[   ] Iniciação à pesquisa
[x] Estudo dirigido
[ x] Vivência prática
[ x ] Discussão em pequenos grupos
[ x ] Discussão caso clínico
[ x ] Seminários
[ x ] Outros
Recursos Audiovisuais
[ x  ] Quadro negro
[x ] Videos/Filmes
[   ] Retroprojetor
[ x] Textos
[   ] Projetor de Lâminas
[  x ] Data-show
[   ] Outros (especificar)
[   ] Projetor de slides
V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conceitos de Doença e Saúde Mental;
  • História da Loucura, Evolução da Psiquiatria, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica. Inserção do Enfermeiro nesse contexto.
  • Legislação em saúde mental: Dispositivos da Política Nacional de Saúde Mental.
  • Reforma Psiquiátrica e Reabilitação Psicossocial: desafios atuais.
  • Centros de Atenção Psicossocial: conhecendo as modalidades dos CAPS. Grupos terapêuticos.
  • Desenvolvimento psicossocial humano nas diversas fases da vida. Relação de ajuda e Comunicação Terapêutica.
  • Funções Psíquicas, Avaliação Inicial em Saúde mental.
  • Emergências Psiquiátricas e Intervenção em Crise
  • Epidemiologia dos Transtornos mentais, Depressão e Transtorno Bipolar do Humor.
  • Esquizofrenia e Transtornos Mentais prevalentes na Infância.



  • Transtornos Ansiosos e Dependência Química (Plano Nacional de Combate ao Crack e Consultórios de Rua)
  • O cuidado ao cuidador e familiares de portadores de transtorno mental, Sistematização da Assistência de Enfermagem.



VI. AVALIAÇÃO


Será realizada de maneira contínua através da participação do aluno em sala de aula e de seu desempenho no campo prático e em momentos específicos através de provas escritas, seminários e trabalhos individuais e coletivos.
VI. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
  
Amarante, Paulo (Org.). Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica.1ª ed. Fiocruz:  Rio de Janeiro, 1994.

Smeltzer, Suzane, C. Bare, Breda, B. Tratado de enfermagem Médico-Cirúrgica. 9ª ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2000.

Tennure, Meire Chure. Pinheiro, Ana Maria. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: guia prático. 2 ª ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2010.

VII. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Loucos pela vida: trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. 2ª ed. Fiocruz: Rio de Janeiro,1995.

Medicina Psiquiátrica de Emergência. Artes Médicas: Porto Alegre, 1995.

CIPE VERSÃO 1 Classificação internacional para a prática de enfermagem: Algol editora. Porto Alegre, 2007



Aprovado em:_______/_________________/________


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Coordenador da disciplina/ Módulo


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Coordenador do Núcleo

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