sábado, 13 de abril de 2013

Filhos na era digital

Debate-
como o uso da internet transforma a aprendizagem das crianças?
A internet favorece o acesso rápido à informação, como um meio praticamente ilimitado de banco de dados e conteúdos, no entanto, a seleção de conteúdo se faz necessária para que não se tome como verdade tudo que se obtém dela. O uso da internet permite a promoção à autonomia da criança, favorece os processos cognitivos e a agilidade de raciocínio se também são utilizados games virtuais, no entanto, os riscos são inerentes a essa prática visto que o controle necessário ao uso da web não é sempre desempenhado por pais de forma adequada quando ocorrem.
Caracterizar os nativos digitais e os imigrantes digitais em relação a aprendizagem.
Nativos digitais: Demonstram maior intimidade com os recursos bem como confiança nos mesmos, integram às suas rotinas incorporando-os às suas ferramentas essenciais de atividades diárias sendo assim de relevada importância à aprendizagem.
Imigrantes digitais:
Possuem menos intimidade e confiança com esses recursos, esofrçam-se para adequar-se ,porém, há preconceito e resistência ao uso exclusivo dessas ferramentas. São mais cautelosos quanto à utilização dos mesmos o que favorece uma aprendizagem mais segura.
Qual a repercussão dos casos relatados nas nossas práticas pedagógicas?
Faz-se necessário antes de tudo o conhecimento desses perfis para que enquanto facilitadores do processo ensino-aprendizagem possamos mediar essas relações em favor da promoção de um equilíbrio e bem-estar em prol do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário